Tudo sobre preparação pneumática de ar

20 de novembro de 2019

Embora controlar o movimento mecânico com a pneumática seja frequentemente o foco, o ar limpo e seco com fluxo suficiente para fornecer a pressão necessária deve ser projetado no sistema.

Começa com o Plant Air

O ar comprimido geralmente flui através de vários dispositivos, tubos e conexões que podem adicionar particulados, óleo e umidade. Mesmo que o compressor principal da instalação inclua um secador de ar, filtro, separador de água e regulador, o ar ainda deve ser preparado na máquina antes de ser utilizado. A preparação do ar na máquina ajuda a garantir que sua máquina obtenha a melhor proteção e a maior vida útil possível. Um sistema de preparação de ar deve incluir reguladores, filtros, lubrificadores, válvulas soft starter, além de válvulas de fechamento manuais e elétricas.

Garanta um fluxo de ar adequado

Sem o ar adequado da planta, a pressão diminuirá durante o uso, especialmente quando a máquina exigir alto fluxo de ar durante a operação. Aumentar o tamanho dos tubos de suprimento é o primeiro passo para eliminar a queda de pressão, mas o problema pode estar no sistema de preparação de ar do compressor ou da planta.

É uma boa prática exigir que a pressão do ar na entrada do sistema de preparação de ar da máquina seja 10-20% maior que a pressão de operação da máquina (verifique se o ar da instalação não excede a pressão operacional máxima para a preparação de ar componentes). Também é recomendável ajustar o tamanho do tubo de suprimento, conforme a exigência de fluxo da máquina.

Preparando-se

O sistema de preparação de ar deve começar com uma válvula de alívio de desligamento manual com trava para remover o ar para manutenção. Para segurança adicional, a OSHA (Occupational Safety and Health Administration) também exige que o ar seja despejado durante uma parada de emergência ou outro evento de segurança. Para esse fim, recomenda-se uma válvula elétrica de partida suave que despeja o ar quando a energia é removida. A válvula de partida suave também evita que o equipamento pneumático bata quando o ar é aplicado.

O filtro, regulador e lubrificador (FRL) é instalado logo abaixo da válvula de alívio de desligamento manual. Os filtros de ar são necessários para reduzir a contaminação e a umidade do ar comprimido na máquina. Também podem ser necessários filtros mais finos especiais para aplicações específicas.

Ajuste de pressão

O regulador ajusta a pressão do ar filtrado entre uma faixa típica de 20-130 psi, com faixas de pressão mais baixas frequentemente disponíveis para aplicações que precisam de mais precisão.

O design do equipamento geralmente determina a pressão operacional necessária. Embora uma pressão mais alta possa acelerar a máquina, ela também pode desencadear desgaste excessivo devido às pancadas causadas pelo movimento rápido do cilindro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Notícias

Acabe Já com a água e contaminantes em sua linha de ar comprimido

Acabe Já com...

Elimine a água da sua linha pneumática
Soluções para superaquecimento de Mancais e Motoredutores

Soluções para superaquecimento...

Você tem problemas com Superaquecimento em Motoredutores e Mancais de grande porte?A Redutep explica para você os perigos desses problemas…
Soluções em bombas de vácuo

Soluções em bombas...

A Redutep tem a solução para você que enfrenta problemas com produtividade e manutenção nas bombas de vácuo!Conheça a nova…
A Piab adiciona novo tamanho de 65 mm à linha de ventosas de fole

A Piab adiciona...

A Piab está ampliando sua linha genérica de ventosas de fole para incluir ventosas medindo 65 mm de diâmetro, ampliando ainda mais…

Conheça nossa linha de Produtos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.